Disciplinas: Português
e Redação
|
Professoras:
Andréia e Fátima
|
Série: 2ª B
|
TRABALHO TRIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplinas: Gramática, Literatura e Redação
Temática: O espaço do índio ontem e hoje na cultura
brasileira.
Resumo:
Este
trabalho pretende abrir espaço para a discussão do papel do índio e sua cultura
na mídia, na literatura, na música, em dois momentos específicos: durante o
Romantismo do século XIX (a partir da leitura do romance Iracema, de José de Alencar) e na atualidade. Em 2008 foi aprovada
a lei que obriga a inclusão da História e da Cultura indígena nos currículos
escolares, mas isso é suficiente para romper com o estereótipo de que os
indígenas são, em geral, ou povos
incultos e agressivos, ou selvagens puros e inocentes? Ou ainda preguiçoso e
bêbado? O índio é parte da nossa história, não apenas presença marcante da
tradição folclórica com personagens como a Iara e o Curupira ou no idioma da
língua portuguesa, mas também em filosofias hoje em evidência como a
valorização do idoso e o hábito de uma alimentação mais saudável. O objetivo
desse trabalho é que os alunos tenham um espaço em sala de aula para um debate
saudável sobre cultura indígena e sua importância na formação da identidade
brasileira.
Desenvolvimento
Grupos
de no máximo 5 alunos.
Gramática:
- Etimologia de palavras indígenas;
- Línguas indígenas;
- Significado de nomes
indígenas de pessoas e cidades;
-
Pesquisar se há alguma instituição em Maringá que presta apoio ao índio, ou
divulga a cultura indígena.
-
Entrevista com os indígenas que vivem em Maringá;
-
Entrevista com os jovens indígenas que estudam na UEM (sistema de cotas);
-
Elaborar um painel (palavras populares de origem indígena; aspectos culturais
ainda preservados; fotos das entrevistas) para expor no colégio no dia do
índio.
Literatura:
-
Leitura do romance Iracema, José de
Alencar – O índio ontem e hoje: a
idealização romântica e a realidade atual;
-
Montagem de um vídeo que traduza o tema O
índio ontem e hoje: a idealização romântica e a realidade atual;
-
Encenação de poema;
-
Música (músicas que abordem a cultura indígena) e paródia (esta de autoria dos
alunos e relacionadas ao tema).
Apresentação do trabalho: 16/4
Redação:
-
Trabalhar os gêneros da esfera jornalística: reportagem, notícia, artigo de
opinião, entrevista.
-
Fazer um blog para apresentar as produções.
- Conclusão das produções textuais: 4/4
Encerramento
do projeto com uma confraternização (19/04): pratos típicos da culinária,
dança, encenação de poema, apresentação musical, decoração da sala com o
tema...).
IMPORTANTE: o trabalho tem valor de 10,0
pontos para Redação e Português.
*Nota dos alunos:
Este blog foi criado com o intuito de expor as atividades realizadas pelos alunos do 2 ano B do Colégio Santa Cruz no trabalho interdisciplinar proposto pelas disciplinas de Gramática, Literatura e Redação.
O objetivo deste trabalho é retratar a realidade indígena, principalmente em nosso Estado/Cidade, por meio de notícias, músicas, paródias, fotografias, vídeos, etc., que estarão sendo postadas aqui, juntamente com outras informações.
Profª. responsáveis: Andréia Cristina Menezes e Fátima Ap. Morais Mewes.