Objetivo



Disciplinas: Português e Redação
Professoras: Andréia e Fátima
Série: 2ª B


TRABALHO TRIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplinas: Gramática, Literatura e Redação

Temática: O espaço do índio ontem e hoje na cultura brasileira.

Resumo:
Este trabalho pretende abrir espaço para a discussão do papel do índio e sua cultura na mídia, na literatura, na música, em dois momentos específicos: durante o Romantismo do século XIX (a partir da leitura do romance Iracema, de José de Alencar) e na atualidade. Em 2008 foi aprovada a lei que obriga a inclusão da História e da Cultura indígena nos currículos escolares, mas isso é suficiente para romper com o estereótipo de que os indígenas são, em  geral, ou povos incultos e agressivos, ou selvagens puros e inocentes? Ou ainda preguiçoso e bêbado? O índio é parte da nossa história, não apenas presença marcante da tradição folclórica com personagens como a Iara e o Curupira ou no idioma da língua portuguesa, mas também em filosofias hoje em evidência como a valorização do idoso e o hábito de uma alimentação mais saudável. O objetivo desse trabalho é que os alunos tenham um espaço em sala de aula para um debate saudável sobre cultura indígena e sua importância na formação da identidade brasileira.

                                           
Desenvolvimento

Grupos de no máximo 5 alunos.

Gramática:
  •  Etimologia de palavras indígenas;
  • Línguas indígenas;
  • Significado de nomes indígenas de pessoas e cidades;
- Pesquisar se há alguma instituição em Maringá que presta apoio ao índio, ou divulga a cultura indígena.
- Entrevista com os indígenas que vivem em Maringá;
- Entrevista com os jovens indígenas que estudam na UEM (sistema de cotas);
- Elaborar um painel (palavras populares de origem indígena; aspectos culturais ainda preservados; fotos das entrevistas) para expor no colégio no dia do índio.


Literatura:
- Leitura do romance Iracema, José de Alencar – O índio ontem e hoje: a idealização romântica e a realidade atual;
- Montagem de um vídeo que traduza o tema O índio ontem e hoje: a idealização romântica e a realidade atual;
- Encenação de poema;
- Música (músicas que abordem a cultura indígena) e paródia (esta de autoria dos alunos e relacionadas ao tema).
Apresentação do trabalho: 16/4

Redação:
- Trabalhar os gêneros da esfera jornalística: reportagem, notícia, artigo de opinião, entrevista.
- Fazer um blog para apresentar as produções.
- Conclusão das produções textuais: 4/4

Encerramento do projeto com uma confraternização (19/04): pratos típicos da culinária, dança, encenação de poema, apresentação musical, decoração da sala com o tema...).

IMPORTANTE: o trabalho tem valor de 10,0 pontos para Redação e Português.


 --------------------------------------------//--------------------------------------------------------------


*Nota dos alunos:

Este blog foi criado com o intuito de expor as atividades realizadas pelos alunos do 2 ano B do Colégio Santa Cruz no trabalho interdisciplinar proposto pelas disciplinas de Gramática, Literatura e Redação.

O objetivo deste trabalho é retratar a realidade indígena, principalmente em nosso Estado/Cidade, por meio de notícias, músicas, paródias, fotografias, vídeos, etc., que estarão sendo postadas aqui, juntamente com outras informações.

Profª. responsáveis: Andréia Cristina Menezes e Fátima Ap. Morais Mewes.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB