Índios: Primitivos ou Atuais?

segunda-feira, 26 de março de 2012


Elloy, indígena candidato a vereador
No dia sete de março de 2012, nós do Colégio Santa Cruz visitamos a Associação Indigenista de Maringá (ASSINDI). Lá conhecemos um pouco da história de vários índios, que moram na associação e ficamos impressionados com tantas coisas que não conhecíamos sobre eles e de certa forma de nossas raízes culturais. Afinal os primeiros habitantes da nossa terra foram eles.

A cada Índio Tupi ou Kaigang que falava, descobríamos mais de como era a realidade da nossa origem. Vários índios, que agora podem ser chamados de estudantes da UEM (Universidade Estadual de Maringá), nos falaram sobre suas vidas antes de vir para cidade estudar, como era em suas aldeias, a divisão do trabalho, das suas crenças e rituais.

Acredito que todos os presentes nesse encontro ficaram deslumbrados com o tanto de coisas que descobriram. Certas Informações que tínhamos em relação aos "caras amarelas", muitas vezes preconceituosas e ignorantes foram totalmente superadas. Tais como ter a mania do “achismo” de que índio não tem capacidade de fazer uma faculdade ou a ideia de que eles tiravam as vagas de outros concorrentes por causa das cotas; o que não é verdade, pois o índio passa por um processo de seleção específico para ele.

E após a ida à ASSINDI, concluímos que os índios não estão apenas ligados somente nos aspectos físicos e sociais de sua aldeia, mas também estão interessados mais do que muitos “brancos” na formação cultural, econômica, politica e social de seu país. Isso ficou claro quando conversamos com vários dos universitários que estavam por lá e percebemos que aqueles que achávamos primitivos podem ser considerados até mais “atualizados” que nós. Um exemplo concreto é o índio Eloy, que trancou sua matricula de direito na UEM, visando se candidatar a vereador de seu município, querendo melhorias aos indígenas.



Por: Bruno Vinicius Rosa Cristiano e Renan C. Aqchainan

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB