Indígenas acadêmicos da ASSINDI
Hoje se tornou obrigatório por lei estudar sobre a cultura indígena em todas as disciplinas. Foi criada em 2008 e seu objetivo é fazer os estudantes estudarem sobre a história e a cultura desses povos.
O estudo sobre os índios pode ser interessante, desde que seja de uma forma dinâmica e interativa, ao invés de ler textos cansativos e fazer trabalhos seguindo normas da ABNT. A proposta de visita à ASSINDI (Associação Indigenista) realizada pelos alunos do Colégio Santa Cruz foi uma boa maneira de estudar sobre esses povos de maneira diferente, porque proporcionou uma experiência prática.
Com a visita à Associação entrevistamos os universitários indígenas que vivem lá. Eles estudam na UEM (Universidade Estadual de Maringá) nos cursos de: medicina, direito, enfermagem, psicologia, educação física e administração. Todos entraram na universidade por um vestibular especial. E receberam uma extra cota, que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa não tira a vaga de outros candidatos que concorrem ao vestibular normal.
Realizando este trabalho rompemos com o preconceito em relação às cotas e aprendemos a respeitar os indígenas, que afinal são nossos ancestrais. E também apoiamos que seja dada essa oportunidade de estudos aos indígenas, pois a maioria deles não teve a mesma preparação escolar que a nossa e nem ao menos sabem falar português direito.
0 comentários:
Postar um comentário